14/06/2019 |
|
Górgonas de Well Darwin atinge 1 Milhão de visualizações na plataforma Viddsee! |
|
|
Por Well Darwin
Há quase nove anos eu rodava meu primeiro filme, parte do exercício final do primeiro semestre do curso de formação da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Na época, os professores alertaram para a qualidade do trabalho, não demos muita atenção, parecia conversa de professores que queriam zelar pela motivação dos alunos, fora que estávamos muito ocupados pensando no próximo filme, e depois no próximo, e no próximo, etc...porque, se tem uma coisa que aprendemos rapidinho na ELCV, foi a fazer filmes independentemente das condições, prática cinematográfica na adversidade, quem trilha os caminhos da ELCV, sai formado nisso...pelo menos foi o que carreguei comigo e carrego ainda hoje.
Quando na minha vida que eu imaginária que aquele filme brisado, fora da casinha, um filme quase improvável, quando que a gente poderia imaginária que Górgonas alcançaria mais de um milhão de espectadores? A parte curiosa dessa história é que o filme está disponível na rede desde 2013, no entanto, ele só encontrou um público mais robusto a partir do ano passado quando fui procurado por uma plataforma de streaming asiática que tinha tomado conhecimento da minha existência através de alguma lista fechada do ambiente de mercado do Festival de Clemont Ferrant, me fizeram uma proposta para acrescentar o filme ao catalogo deles e eu aceitei, dia 25 de janeiro de 2018 o filme estava online na plataforma e na página do YouTube. Em três meses já estava no topo da lista deles como filme mais visto. Ficou alguns meses na lista top10 de destaques no Youtube e na própria plataforma, uma espécie de Netflix de curtas. Só saiu dessas listas por conta da politica de divulgação da empresa, mas as visualizações não pararam. Um ano e cinco meses depois, mais de um milhão de seres humanos viram Górgonas.
Se tô feliz e me achando? Pra caralho! Tudo que queremos como realizadores, cineastas, diretores, ou seja lá que nome podemos dar, tudo que queremos é que nossos filmes sejam vistos e reconhecidos.
A conjuntura não é nada satisfatória, pelo contrário, se pararmos pra pensar um pouquinho, chegaremos a conclusão de que não faz sentido fazer cinema no Brasil. Todos os sinais que o universo manda são de “não faz sentido essa porra”, mas, ai você vai no cinema e assiste um filme que te faz arrepiar todo, que te tira do prumo, ai uma pessoa vê teu filme e diz “ver seus filmes é um afago na alma”, ai seu primeiro filme é visto por um milhão de pessoas do mundo todo, ai você é formado numa escola de cinema que te ensinou que não há adversidade que posso conter nossa ação criativa, aí você junta tudo isso e diz “nada será capaz de barrar minha liberdade de criar, o exercício da arte é anárquico e incontrolável!”.
Sigamos em frente, sempre!
Assista agora
Canal ELCV
Canal Viddsee
Perfil de Well Darwin no Facebook - Clique aqui
|