21/03/2025 |
 |
Festival de Cinema de Paranapiacaba - INSCRIÇÕES ABERTAS até 31 de março de 2025 |
|

|

As inscrições para o Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025 estão oficialmente abertas!
Para se inscrever clique aqui.
O grande momento chegou para os cineastas do Grande ABC!
Se você é realizador, produtor ou criador audiovisual e tem uma produção incrível de curtas ou longas-metragens, videoclipes ou webséries realizadas através da Lei Paulo Gustavo (LPG) no edital de Santo André, esta é a sua chance de brilhar!
Não perca a oportunidade de participar deste evento que promete movimentar Paranapiacaba e celebrar o cinema independente da região.
Para se inscrever clique aqui. Neste link você também encontra o edital completo.
Período de inscrições de 13 de março a 31 de março.
Premiação
As produções enviadas concorrerão ao Troféu Cambuci, inspirado na fruta nativa da Mata Atlântica, símbolo da identidade de Paranapiacaba.
Vem fazer história com a gente!
Inscreva seu projeto e seja parte deste festival que valoriza a cultura, a criatividade e o talento do audiovisual do Grande ABC.



------------------------------------------------------
Em junho de 2025, a charmosa Vila de Paranapiacaba, situada no coração da Serra do Mar, receberá o Festival de Cinema de Paranapiacaba. Com o objetivo de promover e fortalecer o cinema independente da região, o festival chega para dar visibilidade ao que há de mais criativo e autêntico no audiovisual de Santo André e do ABC, valorizar o talento de seus cineastas e celebrar a importância cultural do cinema regional.
Durante dois finais de semana, o festival promete agitar a cidade com uma programação que contará com exibições de filmes, oficinas, debates e atividades culturais.
Os filmes serão exibidos no Cine Lyra, um ícone histórico da região, recentemente reinaugurado e considerada uma das salas de cinema mais antigas do Brasil. Situado na Sociedade Recreativa Lyra da Serra, o Cine Lyra não apenas carrega a memória cinematográfica da cidade, mas também reforça a conexão entre a preservação do patrimônio e o cinema contemporâneo.
Além das atividades em Paranapiacaba, o evento terá ações paralelas no Espaço CASA, sede da Escola Livre de Cinema de Santo André (ELCV), e levará filmes premiados a territórios descentralizados por meio de sessões itinerantes em Centros Educacionais de Santo André (CESAs). Uma iniciativa que reforça o compromisso do projeto com a inclusão e busca ampliar o acesso ao cinema, garantindo que pessoas de todas as regiões e perfis possam vivenciar essa experiência cultural.
Com um foco nas produções feitas através da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Santo André, em breve, o festival vai abrir inscrições para curtas, longas-metragens, videoclipes e webséries de cineastas da região. E tem mais: os filmes competirão por prêmios em mais de 10 categorias e todos os vencedores vão levar o “Troféu Cambuci“, uma premiação inspirada na fruta nativa da Mata Atlântica, que simboliza a natureza e a identidade de Paranapiacaba.
Idealizado e produzido por alunos e ex-alunos da Escola Livre de Cinema de Santo André (ELCV), através da Lei Paulo Gustavo (LPG), o Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025 é uma oportunidade para celebrar o cinema local, ampliar a visibilidade das produções da região e refletir sobre o papel do audiovisual na preservação cultural e ambiental. Além de um grande convite para um passeio em um dos pontos turísticos mais interessantes do Estado de São Paulo.
Cineastas, realizadores e o público em geral estão convidados a participar deste evento que, sem dúvida, marcará a história do cinema no ABC.
Saiba mais, acesse:
Web Site, clique aqui
Instagram, clique aqui
------------------------------------------------------
Lei Paulo Gustavo
O que é
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.
A quem se destina
Profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.
Como funciona
Os entes federativos podem solicitar os recursos e cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov para ter acesso aos valores destinados. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.
Gestor
A Lei Paulo Gustavo é administrada pelo Ministério da Cultura.
Legislação
A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, e sua execução foi regulamentada e ajustada em 18/12/2023, pela Lei Complementar nº 202 para garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, até 31/12/2024.
Texto retirado do Portal da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Para acessar o texto original, clique aqui.
------------------------------------------------------
Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Santo André
A Lei Federal Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi criada com o objetivo de incentivar e apoiar o setor cultural no enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes da pandemia de Covid-19. O valor repassado pelo Ministério da Cultura para o município de Santo André é de R$ 5.261.380,41.
Texto retirado do Portal da Secretaria de Cultura de Santo André - CulturaZ. Para acessar o texto original, clique aqui.

|