2024 |
|
Participação da ELCV na 4ª Mostra artístico pedagógica de Santo André |
|
|
Datas do Evento – de 02 a 08/12/2024
Local do Evento – Sede da ELCV de Santo André
Cidade – Santo André
Ações ELCV na Mostra de 02 à 08.12
Gratuito
Idade: Livre
Local - Espaço A Casa - Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Industrial, 1.740 - Bairro Campestre - Santo André - Clique aqui e veja mapa de como chegar.
Relação das Ações da ELCV na 4ª Mostra: |
Exposição-instalação “Set de filmagem” * |
De 02.12 a 08.12 das 9h às 22h
A partir dos cenários produzidos nas aulas de direção de arte da ELCV para o curta-metragem “Dr. WIGLOT” de Gigio Wagner, uma exposição-instalação montada proporcionará uma experiência imersiva em um set de cinema.
Local: Sala 02
-------------
Dia 04.12 às 16h
Videoclipes resultantes da Oficina do Bruno Badain; resultados Oficinas Produção Audiovisual e oficina de produção de vídeo com celular, resultado Oficinas Stop Motion; exercícios Turma 11; Achados e Perdidos – Participação ELCV Festival Super 8: Monólogo de Serviço – Exercício Turma 10; Noite de Kino + Making of; “Monstra do Armário”; bate-papo com realizadores; Cinema Sonoro Experimental (apresentação musical com projeção).
Local: Auditório
-------------
Mostra de Curtas de Alunes ELCV contemplados pela LPG - Lei Paulo Gustavo |
Dia 06.12 às 19h
Local: Auditório
Monstra do Armário
O filme conta a história de um jovem que precisa lidar com os medos e ansiedades causados por algo misterioso que se esconde dentro do seu armário.
10 min.
Roteiro: Bruny Derotzi, Maria Cristina Lara e Cláudia Lara, Direção: Bruny Derotzi, Produção: Brabu Mallasen, Dir. Fotografia: Daniel Petrillo, Dir. de Arte: Pitôcs, Figurino: Iza Guedes, Som direto, mixagem e Masterização de Som: Lucas Campos, Trilha Sonora: Maia Caos, Assist. Direção: Fê Costa
Herança do amanhã
Documentário narra o impacto do descarte irregular de resíduos sólidos no bairro do Cabuçu, em Guarulhos, onde a exuberância da Mata Atlântica se vê ameaçada pelo lixo que invade a Área de Proteção Ambiental. O curta lança um olhar sobre as conseguências dessa prática na saúde e na vida dos moradores, ressaltando a importância da preservação ambiental e do direito à moradia digna para os povos originários.
14 min.
Roteiro e Direção: Vanessa Corrêa, Direção de Produção: Rodrigo Maia, Direção de Fotografia: Rafael Rezende e Rodrigo Maia, Assistência de Direção: Safira Santos, Assistência de Produção: Ana Carolina Dias e Beatriz Pankararu, Produção Executiva: Rodrigo Maia e Vanessa Corrêa, Operação de Drone: Rafael Rezende, Operação de Áudio: Fernanda Gamarano e Safira Santos, Edição de Áudio: Alvino Freire e Ian Veiga, Montagem e Correção de Cor: Samyra Araújo, Animação: PITÔCS, Pesquisa: Rodrigo Naia e Vanessa Corrêa, Design Geral: Yasmin Ferreira, Entrevistados: João Costa Souza, Simone Pankararu e Gilberto Aeá, Performer; Monique Alcobaça, Participação: Francisco Pankararu, Acessibilidade: Movilable Filmes, Assessoria de Acessibilidade da Comunicação Visual: Lygia Alves
|
Escuro
Douglas, um funcionário sobrecarregado, enfrenta a pressão de um ambiente corporativo opressivo. À medida que a realidade se confunde com alucinações perturbadoras, ele se vê preso em um pesadelo psicológico. Douglas questiona sua sanidade e luta por sua sobrevivência mental. “Escuro” é uma jornada sobre os limites da mente contra a pressão que sofremos em trabalhos que exigem cada vez mais de nossas mentes.
12 min.
Roteiro: Willian Gomes, Maria Cristina Lara, Maria Claudia Lara, Cristina Herba, Diretor: Willian Gomes, Produção Executiva: Henrique Freitas, Direção de Fotografia: Daniel Petrillo, Direção de Arte Direto: Miriã Santos, Direção e Operação de Som: Renan Bulgarelli, Maquiagem: Veronika Maria, Atuantes: Gui Coelho, Dover, Sergio Oliveira, Vanessa Correa, Edição, Montagem e Collor Grading: Rachel Regis, Willian Gomes, Mixagem e Masterização: Renan Bulgarelli, Trilha Sonora Original: Ian Veiga, Fernanda Gamarano e Willian Gomes.
|
Caminhos do Figurino
Roupas com história, música com identidade: o figurino como narrativa e ação ambiental. Vamos acompanhar o processo criativo de um figurino para Banda Nômade Orquestra, seguindo todo caminho traçado desde a concepção da ideia até seu lançamento no palco.
12 min.
Roteiro, Direção, Produção Executiva, Dir. Arte e Figurino: Miriã Santos, Direção, Dir. Fotografia, Edição, Montagem, Cor e Trilha Sonora: Priscilla Fernandes, Dir Fotografia, Som Direto e Finalização de Audio: Carlos Motta, Assistente de Figurino, Acessibilidade e atuação: Iza Guedes, Produção: Iago Gois, Assistente de produção: Loren Kali e Leandro Chamma, Convidados: Valquíria Alves, Karen Alves, Valter Bueno, Participação Especial: Nômade Orquestra
|
Neon
Documentário retrata Neon Cunha foi a primeira mulher transgênera no Brasil a ter o nome e gênero reconhecidos sem a necessidade de laudo médico. O caso mudou a legislação no país e representa o maior feito político para pessoas trans.
15 min.
Direção: Daniel Luciancencov Petrillo, Produção; Miriã Santos, Assistente de Produção: Loren Kali, Roteiro: Mario Oshiro, Pesquisa: Mauro Victor, Fotografia: Pricilla Fernandes e Daniel Luciancencov Petrillo, Gaffer: Igor Tancredi, Edição: Leandro Munhoz, Maquiagem: Jhenifer Moraes, Trilha Sonora: Ian Veigas, Som Direto: Priscilla Fernandes e Leandro Munhoz, Tradução: Santiago Nazarian
* Textos retirados / redigitados à partir da programação completa da 4ª Mostra artístico pedagógica de Santo André.
Link para acesso na descrição abaixo apresentada. |
------------------------------------------------------
Lei Paulo Gustavo
O que é
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.
A quem se destina
Profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.
Como funciona
Os entes federativos podem solicitar os recursos e cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov para ter acesso aos valores destinados. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.
Gestor
A Lei Paulo Gustavo é administrada pelo Ministério da Cultura.
Legislação
A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, e sua execução foi regulamentada e ajustada em 18/12/2023, pela Lei Complementar nº 202 para garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, até 31/12/2024.
Texto retirado do Portal da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Para acessar o texto original, clique aqui.
------------------------------------------------------
4ª Mostra artístico pedagógica de Santo André
A mostra conta com apresentações dos projetos da Gerência de Incentivo à Criação Artística (ELT, ELD, ELCV, EMIA e Territórios de Cultura), exposições, palestras e mesas de debate.
Diariamente de 2 a 8 de dezembro de 2024 às 19:00
Preço: Grátis
Endereço: Avenida Industrial, 1740 , Campestre, 09080-501, Santo André, SP
Texto retirado do Portal da Secretaria de Cultura de Santo André - CulturaZ. Para acessar o texto original, clique aqui.
Leia mais informações sobre a participação da ELCV, e veja a programação completa, da 4ª Mostra artístico pedagógica de Santo André clique aqui.
------------------------------------------------------ O Cineclube ELCV acontece desde o ano de 2.006 com inúmeras versões, variações, temas e imensa variedade de implementação de suas sessões e formas de exibição nas mais diferentes salas, auditórios, locais da cidade de Santo André tendo em comum, sempre, apresentar diversificada, e sempre gratuita, seleção de filmes, longas, médias e curtas metragens, tanto dos alunos da escola quanto de mostras e de realizadores independentes e de parceiros, com conversas entre os participantes, com realizadores, em cursos temáticos e muitas outras formas de divulgar e formar um dicionário cinematográfico a todo(a)s que participaram das sessões.
Sempre com realização de parcerias de Embaixadas, como em seus primeiros anos, de Instituições e Equipamentos Culturais os mais plurais, além de ser ponto exibidor na cidade de Santo André das mais conceituadas Mostras de Cinema de todo o Brasil.
Faça parte da história Cineclubista de Santo André, prestigie as sessões do Cineclube ELCV.
Programação da ELCV na 4ª Mostra:
Imagens retiradas da programação oficial da mostra, link disponível na descrição acima listada.
|
|