05/12/2024 |
|
Rios Indígenas (Documentário) - Exibição seguida de roda de conversa | Cineclube ELCV |
|
|
Programação da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV junto à Lei Paulo Gustavo de Santo André.
05.12 - 19h30
Gratuito
Idade: 16 anos
Após a exibição ocorrerá roda de conversa
Local - Espaço A Casa - Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Industrial, 1.740 - Bairro Campestre - Santo André - Clique aqui e veja mapa de como chegar.
Rios Indígenas (Documentário)
10 min.
Rios Indígenas de Santo André explora a rica conexão entre os rios da cidade e a história ancestral dos povos indígenas que habitavam e ainda habitam a região. Com imagens aéreas, locais e entrevistas, o documentário revela como cada córrego e rio guarda memórias, tradições e uma presença sagrada que transcende a urbanização. Esses corpos d'água, vistos pelos povos originários como entidades vivas e sagradas, narram o passado e reafirmam a presença indígena no presente, resistindo às transformações da paisagem urbana. O documentário convida o espectador a ouvir as vozes desses rios, entender sua importância não apenas como geografia, mas como identidade e legado cultural que ainda pulsa e se conectar com essa natureza que cerca a todos e precisa de cuidados.
Projeto realizado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo.
------------------------------------------------------
Lei Paulo Gustavo
O que é
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional.
A quem se destina
Profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada.
Como funciona
Os entes federativos podem solicitar os recursos e cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov para ter acesso aos valores destinados. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.
Gestor
A Lei Paulo Gustavo é administrada pelo Ministério da Cultura.
Legislação
A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, e sua execução foi regulamentada e ajustada em 18/12/2023, pela Lei Complementar nº 202 para garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, até 31/12/2024.
Texto retirado do Portal da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Para acessar o texto original, clique aqui.
------------------------------------------------------
Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Santo André
A Lei Federal Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi criada com o objetivo de incentivar e apoiar o setor cultural no enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes da pandemia de Covid-19. O valor repassado pelo Ministério da Cultura para o município de Santo André é de R$ 5.261.380,41.
Texto retirado do Portal da Secretaria de Cultura de Santo André - CulturaZ. Para acessar o texto original, clique aqui.
------------------------------------------------------ O Cineclube ELCV acontece desde o ano de 2.006 com inúmeras versões, variações, temas e imensa variedade de implementação de suas sessões e formas de exibição nas mais diferentes salas, auditórios, locais da cidade de Santo André tendo em comum, sempre, apresentar diversificada, e sempre gratuita, seleção de filmes, longas, médias e curtas metragens, tanto dos alunos da escola quanto de mostras e de realizadores independentes e de parceiros, com conversas entre os participantes, com realizadores, em cursos temáticos e muitas outras formas de divulgar e formar um dicionário cinematográfico a todo(a)s que participaram das sessões.
Sempre com realização de parcerias de Embaixadas, como em seus primeiros anos, de Instituições e Equipamentos Culturais os mais plurais, além de ser ponto exibidor na cidade de Santo André das mais conceituadas Mostras de Cinema de todo o Brasil.
Faça parte da história Cineclubista de Santo André, prestigie as sessões do Cineclube ELCV.
|